domingo, 8 de julho de 2012

Day # 37 - Nova Zelândia

Nosso última dia na Nova Zelândia. Missão mais do que completa! Apesar do receio em relação a tudo que tínhamos planejado dentro do prazo estimado, nosso desempenho foi até melhor e 2 dias mais rápido. Felizmente tudo deu praticamente certo! Só temos a agradecer.

Último dia da nossa rotina diária: acorda, pega as roupas, sabonete e shampoo e parte pro banho. Enquanto isso o outro arruma a campervan: dobra lençol, cobertores e edredom, ajeita as malas e mochilas e tira as louças pro breakfast. Vai pro café da manhã: leva as louças e a sacola de comidas, come, lava tudo e traz de volta pra campervan. Hoje com um detalhe especial: última arrumada nas malas e na campervan. Ajeita tudo e deixa pronto pra entrega. Aproveitamos e nos desfizemos de uma série de roupas: meias, blusão, camisetas, calças e um par de tênis cada um.

Saímos do camping, enchi o tanque e fomos direto estacionar perto do Mc Donalds. Como de costume, precisávamos usar mais um pouco da internet clandestinamente. Ficamos por lá e em seguida fomos no mercado comprar os mantimentos para hoje de noite e amanhã de manhã. Nisso já era mais de 1pm.

Pegando a internet pela última vez.

Mudamos os planos. Ao invés de deixar a Thay no aeroporto com as malas, eu ir entregar a campervan e ir pro aeroporto, decidimos que ela ia junto, entregaríamos a campervan e ficaríamos pra assistir o UFC em algum pub pelo centro. Pegamos o nosso rumo em direção ao centro de Auckland, mais precisamente para a Jucy.

Chegamos e entregamos a campervan. Na inspeção para ver se estava tudo ok recebemos um elogio de que ela estava bem limpa. Além disso o cara notou que o vidro da frente estava rachado. Com certeza foi uma dos estalos fortes que deu das pedras acertando o para brisa enquanto andávamos nas Highways. Não tínhamos visto a rachadura, que era bem próxima ao capo do carro, mas quando ele mostrou notamos bem certo a marca da onde a pedra deve ter batido e um racho que seguia por mais uns 10 centímetros. Mas o cara disse pra ficarmos tranquilos, uma vez que tínhamos full insurance. Nessa hora vimos o quanto importante foi termos pego o seguro total. Além de viajarmos mais tranquilos, acredito que saímos poupando dinheiro, pois um para brisas novo não deve ser tão barato. Enfim, preenchi o formulário relatando o dano e entregamos a campervan. Hora de dar tchau para o nosso lar nesses últimos 15 dias.

Triste despedida.

Da Jucy seguimos para o centro a procura de um pub pra assistir o UFC. Diferentemente da Austrália que tem um pub a cada esquina, foi um pouco dificil achar um. Na real fomos em um Sport Bar que havíamos visto ontem, que estava na frente de onde estacionamos. O nome do bar era The Fox, e estava cheio, principalmente de brasileiros. Ficamos ali assistindo as lutas. O legal de assistir com a Thay é ouvir comentários como: “coitadinho”.

Chegou a luta tão esperada: Anderson Silva x Chael Sonnen. Apesar do Sonnen não ser um lutador tão bom o suficiente para gerar tanta ansiedade para uma luta, as asneiras que ele falou fez com que o Brasil inteiro ficasse ancioso pelo momento que o Anderson Silva fizesse com que ele engolisse cada palavra. Depois de um primeiro round de um pouco de aflição, o segundo já veio com o resultado esperado: Sonnen nocauteado. O bar inteiro vibrou. Acabei ficando até sem voz.

Depois da luta nos preparamos para ir pegar o Airbus Express. Antes de sair do bar acabei encontrando coincidentemente o Léo por lá, que amanhã volta para o Brasil. Seguimos até a Queen St no Downtown Ferry Terminal. O ônibus já estava por lá e começou o caminho até o aerporto. O caminho levou aproximadamente 40 minutos e chegamos por volta das 6pm no aeroporto de Auckland.

Aproveitamos logo que chegamos e já checamos o peso das bagagens. Uma dela um pouco abaixo do limite, mas ainda dentro dos 20kg que haviamos pego. Demos uma volta e depois fomos na praça de alimentação. Pegamos os nossos mantimentos e começamos a nossa janta. Infelizmente o fu***ng Mc Donalds do aeroporto também tem Loose Change Menu e acabei tendo que reforçar a janta com um Chicken ‘n’ Cheesse e uma Apple Pie.

Sheep pronta pra viagem.
Nossa janta.
Reforço básico.

Acabei achando um ótimo lugar pra passarmos a noite, uma espécie de lounge próximo do Viewing Point. Garantimos as nossas cadeiras, aproveitamos pra carregar na tomada o que estava sem bateria e nos preparamos pra uma noite inteira no aeroporto. De início aproveitamos a wi-fi free da Airport Hotspot, mas que não dura muito. Depois disso a Thay aproveitou pra fazer as unhas e eu atualizar o blog, ajeitar vídeos e fotos da viagem. No total: quase 800 fotos e mais de 60 vídeos.

Carregando celulares e netbook.
Hora de fazer as unhas.
Thay, as malas e a cama do dia.

Por fim deixei pra atualizar a planilha de gastos. Total dos gastos da viagem, fora a campervan que já havia sido paga e os pulos de Bungy Jumping e Skydive (sem as fotos e vídeos): NZ$ 3.154,59. Felizmente quase mil dólares a menos do que eu havia programado. Uma média de quase NZ$ 90,00 para cada um de nós por dia. O valor que sobrou no VTM, pouco mais de NZ$ 200,00 a gente sacou para trocar nos próximos países que iremos.

Finalizando esse destino gostaria de aproveitar para deixar algumas dicas:
  1. Se você não tem tanto interesse em ski ou snowboard, venha preferencialmente no verão. Sua viagem será muito mais tranquila, pois não precisará se preocupar com estradas fechadas por causa da neve. Além disso, será muito mais fácil de ajeitar tudo, pois fora da campervan não estará tão frio. E o último ponto importante do verão é que será muito mais fácil para realizar as atividades.
  2. Tenha sempre uma reserva de comida junto de você. Você não sabe quanto tempo terá que dirigir para achar um mercado. Ou então, pode ser que ele esteja fechado. Não que seja difícil, mas é melhor se precaver e ter sempre um saco de pão de reserva junto de você.
  3. Sempre que o tanque de combustível estiver pela metade, procure enche-lo. Você nunca sabe o quanto vai dirigir. Por mais que você tenha programado um roteiro, há grandes chances de você mudar de idéia. Esse é o grande lance de viajar em uma campervan! Além disso, algumas cidades que são muito pequenas possuem o preço muito mais alto. Encher o tanque em uma dessas cidades pode ser mais caro.
  4. Tente chegar antes das 7 ou 8pm na próxima cidade do seu roteiro. Será muito mais fácil de achar qualquer coisa (posto de gasolina, mercado, camping) aberto.
  5. Se estiver viajando no inverno, procure viajar de dia e após o sol já estar a algum tempo brilhando no céu. Caso você saia muito cedo, pode ser que encontre as estradas com neve. Indo um pouco mais tarde faz com que o sol derreta um pouco a neve, além de dar tempo pro pessoal limpar as estradas.
  6. E a última, mas não menos importante! Certifique-se de que a sua câmera está com bateria cheia e com espaço na memória, sempre! Você vai passar por  lugares incrívelmente lindos, que muitas vezes surgem do nada. Vai ser muito triste não poder registrar o momento em um lugar desses.