segunda-feira, 9 de julho de 2012

Day # 38 - Fiji

Não sei ao certo quando acabou o dia de ontem e quando começou o dia de hoje. Passamos a noite no aeroporto. Dormimos no máximo umas 3 horas cada um. Enquanto a Thay dormia nas poltronas, eu me deitei no carpete, em baixo das escadas, pois as outras poltronas estavam lotadas. Além de nós, muito mais gente ficou dormindo por lá. Aos poucos ia chegando mais pessoas, mas já não tinha mais muito lugar pra dormir por ali. Após umas 3 horas que a Thay estava dormindo, trocamos e eu fui tirar um cochilo nas poltronas. Bem mais confortável que o carpete.

Quando eu acordei já era umas 4am. Próximo das 5am descemos e fomos tomar o nosso café da manhã: pão com margarina, peanut butter e geléia pra mim, que eu tinha preparado ainda no hostel, um danish de chocolate para cada um e a Thay complementou com mais algumas bolachas de água e sal com nutella.

Acabamos nosso café era mais de 5am e nos encaminhamos para o check-in. Passamos pra area de embarque, ficamos por ali até a hora do nosso voo. 7:45 partimos rumo a Nadi, em Fiji.

A companhia aérea desse voo foi a Air New Zealand. No avião, além de água, café e chá, uma televisão por poltrona com seriados, games e músicas. Filmes: NZ$ 10,00. Aproveitei para assistir Simpsons, Modern Family e mais um outro episódio de algum seriado comédia que eu não conhecia. Aproveitei também para jogar alguns games. Por último achei um de perguntas de conhecimento geral. Acabei conseguindo ficar em 3º  lugar no ranking.

Muito concentrado matando as naves inimigas.
Entre os mais inteligentes dos viajantes da Air New Zealand.

Chegamos em Fiji era pouco mais de 11am. Logo que desembarcamos já sentimos literalmente o clima do país. Saímos do avião e já sentimos o bafo quente daqui. Depois de tanto frio, foi extremamente agradável. Uma dica é deixar uma muda de roupa para o calor na mochila, ou já vir com uma camiseta de manga curta pelo menos. Se continuar com as roupas da Nova Zelândia, vai passar muito calor, mesmo que seja apenas na chegada. Continuamos caminhando e sentimos um pouco mais do clima fiijiano, dessa vez um pouco mais cultural. No final do corredor um grupo de fijianos, com uma espécie de saia e camisa florida, cantando uma música típica.

Seguimos para a fila da imigração. Já no caminho já avistamos diversas “Bula”, a palavra mais usada em Fiji. Bula é uma espécie de “Oi” que você ouvirá constantemente enquanto estiver em Fiji.

Na imigração entregamos os formulários que foram nos dado no voo, juntamente com o passaporte e visto garantido! 4 meses de estadia liberada.

Mais um carimbo no passaporte.

Logo que saímos no aerporto pegamos as malas e já havia o pessoal das informações ajudando. Já nos indicaram onde poderíamos trocar dinheiro e pegar o shuttle para o nosso hostel. Nós trocamos os nossos dólares neo-zelandeses pelos fijianos. Fomos no Union Bank, conforme a moça nos indicou, pois não cobram comissão. NZ$ 155,00 = FJ$ 210,00. Em seguida passamos na Awesome Adventures confirmar o início do nosso pacote amanhã.

Tudo certo, seguimos para um lugar onde viria a van nos buscar pra levar até o hotel. Nem sabíamos que tinha o shuttle de graça. Ficamos esperando e a van não chegava. O taxista viu e disse que talvez a van já tinha ido e que o taxi para o nosso hotel era FJ$ 13,00. Resolvemos esperar, fui confirmar com a moça das informações que disse para não nos preocuparmos e esperarmos, que o taxista estava tentando nos convencer a pegar o taxi.

Esperando o shuttle.

O shuttle chegou. Fomos nós e mais um guri da Nova Zelândia. No caminho estávamos conversando com o motorista que assim que descobriu que erámos brasileiros começou a falar de futebol. Papo vai, papo vem, pedi se essa época do ano era inverno. Logo ele respondeu:
     - No, it`s summer. There`s no winter in Fiji!
Seguimos na van e uma hora ele parou em um supermercado. Pediu se a gente se importava, nós 3 falamos que não. E novamente mais um pouco do que vamos ter nos próximos dias:
     - Yeah, thank you! You know, right? Fiji time!

No caminho até o hostel deu pra vermos um pouco mais de Nadi. Logo sentimos a diferença de não estarmos mais em um país desenvolvido. As ruas, na maioria não pavimentadas. As casas bem mais simples e os carros mais velhos. Não tem muito aglomerado de casas, de maneira geral parece uma área rural. Muitas árvores e plantações entre uma casa e outra. Outro ponto interessante é o grande número de indianos, ou descendentes, que moram por aqui.

Chegamos no nosso hostel: Smugglers Cove. É um hostel com cara de hotel. Na realidade ele tem quarto de hotel e quarto compartilhado. Muito melhor do que imaginávamos! Extremamente indicamos! Ele fica na beira da praia. Não na beira da praia onde tem que atravessar a rua pra chegar no mar, os fundos do hotel dá direto na areia da beira-mar. A estrutura é bem boa, bem cara de férias! Areia, grama, rede e piscina. Até o nosso quarto as malas são carregadas pelo pessoal do hotel. Assim que falamos que éramos brasileiros pro cara que estava levando as nossas malas, novamente o assunto futebol surgiu. Já aproveitamos também e aprendemos a nossa primeira palavra em fijiano: “VINAKA!”. Significado: “Obrigado!”

Smugglers Cove.
Fundo para praia.

Apenas largamos as nossas coisas e já fomos pro restaurante do hotel, também beira-mar. Estávamos morrendo de fome. De almoço: pizza marguerita e massa com molho de chicken e mushroom. Valor: FJ$ 40,00. Muito bom essa vida de poder fazer um pedido em um restaurante, comer bem e não gastar muito. Enquanto comíamos aproveitamos pra dar sinal de vida pra família pela internet (30 min = FJ$ 4,00). Aproveitamos que os pais da Thay estavam online e fizemos chamada de vídeo pelo Facebook.

Na sequência fomos nos trocar e colocar roupa de praia. Enquanto a Thay foi tomar sol, eu fui jogar um volei com o pessoal do hotel. Em seguida pegamos os kayaks e fomos dar uma voltinha pela água parada do mar. A praia em Nadi não é muito bonita, pois a areia é escura. Pelo que ouvi o cara que organiza as atividades falar enquanto jogávamos volei, em Nadi toda a areia é escura.

Depois da volta de kayak aproveitamos para descansar um pouco em uma dessas redes que ficam na beira da praia. Sentimos que isso sim é holiday, de descanso. Sem correria, apenas relaxar.

Já era final de tarde, fomos tomar um banho e em seguida fomos jantar. Pra janta: fetuccine marinara e chicken mushroom risotto, suco de laranja e uma garrafa grande de agua. Total: FJ$ 63,00 + 2 de tips.

Era pouco mais de 8pm quando fomos nos preparar pra dormir. Arrumamos as malas, enquanto isso chegou os 2 roommates. 2 caras bem gente boa que trabalham como voluntários. Não entendemos exatamente o que eles fazem. Em seguida capotamos. Depois da noite anterior no aeroporto, estávamos podres de cansados.

Nosso quarto.

103 Dias na Telinha...