terça-feira, 10 de julho de 2012

Day # 39 - Fiji

Acordamos as 6am, acabamos de arrumar as malas e fomos tomar o nosso café da manhã continental: pão, manteiga, geléia, suco, cereais, café e chá. Pegamos as coisas e fomos esperar o transfer da Awesome Adventure as 7:15am. Esperávamos uma van, mas chegou um ônibusão. Encheu o ônibus e chegou a faltar lugar no meio do caminho. Um pessoal teve que esperar pelo outro ônibus deles.

Chegamos no Porto Denarau e fizemos o nosso chek in. O nosso pacote é o The Ultimate Lei, que engloba 7 dias e 6 noites em 3 ilhas das Yasawa Islands. Nossos 3 resortes são: Mantaray Islands Resort (em Nanuya Balavu), Korovou Eco-Tour Resort (em Naviti Islands) e o Coral View Resort (em Tavewa Island). Na hora do check in ganhamos um sulu (sarong) de brinde cada um por ter pego o full mounty, que inclui as atividades. Pegamos os nossos vouchers, com os resorts, transfers e atividades. Para nossa surpresa, as refeições no Mantaray Resort não estão inclusas. Também observamos que o nosso primeiro resorte será o Korovou, em seguida Corval View e Mantaray por último.

Check in na Awesome Adventures.

O barco partia as 8:30am. Aproveitamos que tínhmos 10 minutos e fomos dar uma olhada nos preços das lojas de souvenirs. Assim poderíamos comparar com o valor das ilhas. Em relação a lojinha do nosso hotel, praticamente o mesmo preço, mas com mais variedades.

As 8:30am partimos no barco. A primeira coisa que fiz foi alterar o destino das nossas bagagens, que havíamos despachado antes do check in e achávamos que iríamos primeiro para Mantaray. Subimos direto no deck do barco pra poder conferir a vista pelo caminho. Mas ao longo do caminho descemos para o andar de baixo, que é coberto e a vista é praticamente a mesma.

Yasawa Flyer II.
Port Denarau.

A primeira parada do barco é em South Sea Island (9:00), em seguida Bounty Beach (9:05) e depois Beachcomber (9:15). Um pouco mais pra cima fica Vomo Island (9:45). Essas 4 ilhas fazem parte das Mamanuca Islands.

South Sea Island.
Bounty Beach.
Beachcomber, a ilha da festa.

A parada seguinte foi em Kuata/Waya Lailai (10:30) para o resort Kuata Natural Resort, em Kuata Island, e o Wayalailai Ecohaven Resort e Naqalia Lodge, em Waya Lailai Island. Seguida pela parada em Waya Island e Viwa Island (10:45) para o Octopus Resort e Viwa Island Resort, respectivamente.

Kuata Island (uma metade).
Kuata Island (outra metade).
Waya Lailai.
Viwa Island.

Seguindo caminho, o barco parou entre Nanuya Balavu e Drawaqa (11:30) para o Mantaray Islands Resort (que será último resorte que ficaremos) e o Barefoot Islands Lodge, para as respectivas ilhas.

Mantaray.
Barefoot.

Uma parada antes da nossa foi a do Botaira Beach Resort (11:45), já em Naviti Islands.

A parada para o nosso resort, juntamente com o White Sandy Beach, foi as 11:55. Identificamos as nossas bagagens e logo a lancha veio nos buscar. Enquanto chegávamos na ilha, o pessoal do resort cantava de cima do deck. Após a música, um “Bula!” bem forte. Descemos do barco, recebemos um suco de boas vindas e seguimos para as primeiras instruções.

Na lancha, rumo ao resort.
E o Yasawa Flyer II segue o seu caminho.
Korovou.
Recepção com música...
... e suco!

Fomos encaminhados para o nosso quarto. Uma cabana bem simples na beira do mar. Ideal para relaxar!

Largamos as nossas coisas e nos direcionamos para o almoço. O prato do dia foi burrito. Mais uma refeição boa. Nossa alimentação em Fiji está bem melhor que nos destinos anteriores.

Depois do alomoço ajeitamos as nossas coisas e logo partimos para a primeira atividade inclusa no nosso pacote: aula de culinária fijiana. A receita do dia: Kokoda. Um peixe cru, marinado no suco de limão e leite de coco. Além de pimentão, sal, cenoura e um pouco de pimenta. O chefe é muito gente boa e foi explicando passo a passo a receita. Depois da explicação, a melhor parte: degustação. Estava ótimo! E de sobremesa ele aproveitou pra fazer uma espécie de côco caramelado, com o côco utilizado para extrair o leite.

Mais suquinho.
O chef ralando o côco.

Preparando o leite de côco.
Pronto pra degustação!
E a sobremesa!

Depois da aula de culinária fijiana nos trocamos e partimos pra praia. Peguei o snorkel e fui dar uma conferida na água transparente enquanto a Thay lia na areia. Não havia muita diversidade de coral e peixes, mas a água é extremamente clara. Mais clara que água da piscina. Falando em piscina, foi pra onde fomos em seguida. Na piscina que também fica na beira da praia.

Clown fish.
Por toda parte.
Até estrada em baixo da água tem.
Pepinos do mar.

Da piscina, hora do café e chá e depois fomos dar uma caminhada na praia e encontramos um amigo, o Kujo. Um cachorro muito brincalhão. Voltamos e deitamos um pouco nessas redes incríveis que ficam penduradas de uma árvore a outra na beirada do mar. Nessa hora eu percebi que já não tinha muito mais pra fazer na ilha, além de relaxar.

O sol começou a se por e resolvemos caminhar para o outro lado da praia. Enquanto a Thay tomava banho, eu aproveitei pra ver o sol se pondo no horizonte. Infelizmente havia muitas nuvens e não apareceu ele sumindo no mar.

O Kujo apareceu novamente.

Tomei meu banho e logo seguimos pra janta. Sentamos em uma mesa com um casal muito gente boa da Inglaterra e mais duas gurias que não chegamos a pedir da onde eram, mas nativas de língua inglesa também. O cardápio da janta: frango com um molho que tinha um pouco de curry e batata, com um bolo de chocolate de sobremesa. Pegamos uma água large: FJ$ 6,00.

Não sei o motivo, mas durante a janta percebemos a quantidade de gurizada que tem no resort. Basicamente todo mundo está entre os 20 e 30 anos. No total devemos ser umas 50 pessoas no resort, delas apenas 2 mulheres que devem estar entre os 40 e 50 anos e uma que deve estar entre os 50 e 60 anos. Os demais, todos gurizada.

Após a janta tivemos uma surpresa. Achávamos que não teríamos muito o que fazer, além de ir dormir. Mas o pessoal do resort começou a dançar. Em seguida, nossa vez de dançar. Eles ensinaram uma das danças pra gente. A galera que já estava no resort um pouco antes já estava sabendo quase toda coreografia.

Depois da dança começou as brincadeiras. A primeira delas foi muito engraçada. Em duplas, segurando as mãos de uma maneira trançada que eles mostram precisavam andar em círculo e passar um bastão. Quem estivesse com o bastão quando a música parava era eliminado. Eu e a Thay ficamos entre as 6 últimas duplas.

A segunda brincadeira era pegar uma caixa do chão com a boca, sem dobrar as pernas. Cada rodada a caixa ia diminuindo de altura. Eu tentei, mas não passei da 3ª rodada. No final, apenas um pedaço de papel largado no chão. E não é que 4 pessoas conseguiram pegar?

A terceira e última brincadeira foi a mais engraçada: corrida de carangueijo. Para participar tinha que comprar um carangueijo por FJ$ 2,00. Esse valor era para comprar um drink, que seria o prêmio do vencedor. Fui escolher o meu carangueijo. Quando cheguei pra escolher um com a letra H pintada na concha desparou. Na hora eu senti: é esse! Começou a corrida, eram uns 10 competidores. Cada corrida 2 eram eliminados. O nosso chegou até a grande final, ficando em 1º e 2º em quase todas as etapas eliminatórias. Na final 3 competidores. O nosso largou bem, mas logo deu uma parada e ficou pra trás, mas no final se animou e disparou, perdendo pro vencedor por apenas 1 segundo. Ficamos orgulhosos do nosso carangueijo!

Que orgulho!
A pista.
Foi dada a largada!
Em ação!
Finalíssima!

Depois das brincadeiras seguimos para mais brincadeiras, com o pessoal da nossa mesa e mais algumas pessoas. Ficamos fazendo alguns drinking games, sem a parte do drinking ser levada muito a sério, com cartas e sinais. Muita risada e diversão! Acabamos conhecendo diversas  novas brincadeiras que fazem o tempo voar, além de uma galera muito gente boa. Uma hora até o chef ficou brincando com a gente. No final eu e a Thay juntos acabamos tomando apenas uma cerveja (FJ$ 5,00). Quando vimos era meia noite.

Até agora, tudo perfeito! Ainda melhor do que imaginávamos. Fiji está sendo excelente. Muita diversão e descanso.

103 Dias na Telinha...