domingo, 15 de julho de 2012

Day # 44 - Fiji

Acordamos, nos arrumamos e as 8am tocou os tambores para irmos tomar o café da manhã. O café da manhã é o com a maior variedade até agora. Bolos, pães, pancakes, café, suco e cereais. Assim como no resort anterior, se alguém desejar pode pegar um café a parte, no estilo australiano, com ovos e bacon. A nossa companhia no café foi novamente a Colin e a Anne Louise, a mãe e filha da Austrália. No final elas até ofereceram pra Thay ir tomar banho quente no bure delas, pois elas estão no coconut 3, que tem banheiro com água quente junto ao bure.

Descemos do café da manhã e fomos dar uma volta na praia. O bom do Mantaray, diferentemente dos outros resorts, é que tem uma praia bem legal. Chegamos no final da praia e havia algumas pedras, a Thay viu um carangueijozinho, achou que era uma aranha, ficou apavorada e quis voltar. Nisso ela bateu o pé e cortou um pouco abaixo do dedão. Na volta tive que levar ela nas coisas, pois estava saindo bastante sangue. Passamos uma água e peguei o antiséptico pra passarmos no machucado.

Sem foco, mas aí está o carangueijo "aranha".
O pé da Thayane.

Ficamos pela praia e chegou a hora de fazer braceletes com coco. Como havia muita gente e ainda temos mais um dia no resort deixamos pra fazer amanhã.

Fui buscar os pés de pato pra mim e todo o kit do snorkel pra Thay. Aqui no Mantaray tem que pagar apenas uma vez, independente da quantidade de dias que vai ficar. Todo o snorkel é FJ$ 20,00, apenas o pé de pato é FJ$ 10,00. Uma grande vantagem do Mantaray é que dá pra fazer snorkelling logo na frente da praia. Aproveitei e fui dar uma conferida. O snorkelling é bem bom. Bastante variedade de corais e alguns peixes. A Thay acabou não fazendo. Ficou na praia deitada, pra evitar molhar e sujar o pé machucado.

Ao meio dia subimos pro almoço. Para o almoço eles possuem 13 variedades, entre sanduíches, hamburgueres, nachos e massas. Eu e a Thay optamos por uma massa com molho vermelho e outra massa com beef strogonoff. A melhor palavra pra descrever as massas é "reasonable".

Do almoço demos uma rápida passada no nosso bure para que eu pudesse dar uma conferida na máquina, que resolveu funcionar apenas quando quer. Por alguma razão o flash e o zoom não funcionam mais e a bateria dura pouco. Além disso a máquina as vezes liga e as vezes não. Ao longo da viagem conheci outras pessoas que possuem o mesmo tipo de máquina (Fuji XP) e tiveram problemas como esse.

Em seguida fomos para praia, na esperança de ouvir os tambores para irmos ver as mantarays. Aqui nesse resort eles vão conferir primeiro, se elas estiverem por lá eles tocam o tambor e quem quiser pode ir ver. Como já usamos o nosso voucher do Full Mounty no Korovou, o valor para ir ver as mantarays é FJ$ 35,00.

Fiquei ansioso, acabei não fazendo nada, apenas fiquei na volta esperando pelo tambor. Enquanto isso a Thay aproveitou para ficar tomando sol. Uma das atvidadades da tarde era fazer os cestos de palha. Fiquei observando o pessoal e pareceu bem complicado.

Era por volta das 3pm quando os tambores tocaram. Corri pegar a máquina, na esperança dela não desligar do nada enquanto estívessemos com as mantarays. Pegamos os snorkels e fomos pro barco. No nosso barco éramos em torno de 10 pessoas. Chegamos no canal da mantaray e depois de algum tempo vimos uma mancha preta se movendo próximo a superfície e em seguida a ponta das asas saindo para fora da água. O barco nos deixou no lado do canal para pularmos na água e a corrente nos levar até o outro lado. Seguiamos o guia, procurando! Enquanto isso o cara do barco ficava procurando também. Avistaram a mantaray e logo o guia nos direcionou aonde deveríamos ir. É simplesmente incrível! Do nada uma imensa mancha preta surge no meio da água e vem na nossa direção. Bem tranquila, nadando poucos metros abaixo da superfície. Começamos a seguir a mantaray, eu estava bem na frente, bem próximo a ela. Ela tinha aproximadamente 2 metros e meio de largura. Certa hora ela subiu próximo a superfície e fiquei a menos de meio metro de distância. Precisei ir mais devagar pra não encostar nela.

Depois de um bom tempo nadando bem próximo da mantaray dei uma parada e fiquei observando a galera seguindo ela. É um tanto quanto engraçado ver um monte de gente nadando de um lado pro outro. Felizmente havia apenas mais um barco além do nosso, cada um com menos de 5 pessoas. Mas o pessoal falou que as vezes tem muita gente e pode ser um pouco complicado conseguir ver elas, além das pessoas ficarem se esbarrando e algumas vezes levando um pé de pato na cabeça. A minha dica é ficar do lado do guia, que vai avistar ela e chegar bem perto. Depois disso o guia da uma saída, pra ajudar o pessoal que fica mais pra trás a ver também.

Voltamos pro barco, que nos levou para o início da corrente de novo. Caímos mais uma vez na água. Dessa vez uma galera já estava satisfeita e nem foi de novo. Novamente fiquei acompanhando ela, que nadava tranquilamente, subia, descia, trocava de direção e assim dava o seu espetáculo.

Voltamos pro barco pra voltar pro resort. Chegamos no resort e tivemos poucos minutos pra nos preparar para o cruising para ver o sunset no outro lado da ilha. Esse passeio também está incluso no Full Mounty. E foi também um dos highlights dos nossos dias aqui em Fiji. Simplesmente o barco para no mar e a gente cai na água e fica deitado em algumas bóias, apreciando o sol entrando no mar e promovendo uma cena incrível. Pra quem desejar, pode aproveitar para tomar uma cerveja ou algum outro drink enquanto relaxa observando o por do sol.

Antes...
... depois!

Voltamos para o resort já era por volta das 6pm. Já estava um pouco escuro pois o sol já havia sumido no horizonte. Logo que chegamos aproveitei e fui direto pro chuveiro, tirar a água salgado do corpo. A Thay pegou as coisas e foi encarar um banho de água fria quase no escuro.

Compania no banho.

Nos arrumamos e subimos pra janta. Felizmente a janta dessa vez foi buffet. Mais uma vez reasonable, mas deu pra comer bastante. Depois de um dia desses a quantidade importava mais que a qualidade, e conseguimos carregar as energias. Aproveitamos pra pegar um copo de suco, que custa FJ$ 4,00. No entanto esse resort oferece tap water, que é a água do mar filtrada. Na janta uma das gurias que estava no sunset cruise nos deu a bateria da câmera dela a prova d’água, que é igual a nossa e também não funciona mais. Espero que isso resolva o problema da nossa.

Depois da janta descemos para a área do bar para os fun games da noite. O primeiro game foi a famosa crab race. Escolhemos o nosso corredor e numeramos eles, se é que podemos dizer assim, com um coração. Enquanto a galera escolhia e numerava o seu eu aproveitei pra dar uma treinada nele. Infelizmente o treino não ajudou e acabamos sendo eliminados na primeira bateria, pois selecionava apenas os 5 melhores. Nesse resort não precisamos pagar par participar e o ganhador ganhava um cocktail. Aproveitando, um cocktail nos resorts ficam na volta dos FJ$ 17,00.

S2.

O outro game foi o também famoso: limbo. Acabamos não participando. A minha única participação, e fundamental diga-se de passagem, foi ficar segurando o bastão pra galera passar em baixo.

Depois do jogo nos encaminhamos pra bure para mais uma vez arrumar as malas e em seguida capotar na cama. Um pouco antes de dormir, as 9:30pm fizemos o Evangelho no Lar, que mesmo sem termos um lar fixo no momento, procuramos fazer todos os domingos pra agradecer por tudo estar sendo ótimo a nossa viagem e pedir que tudo continue dando certo.

Felizmente o dia foi bem agitado, com mantaray e um sunset irado!

103 Dias na Telinha...