terça-feira, 17 de julho de 2012

Day # 46 - Fiji

Acordamos cedo e demos uma ajeitada nas coisas para em seguida ir para o breakfast. Voltamos pro quarto e acabamos de arrumar as nossas malas e mochilas. Carregamos tudo até o deck que fica na beira da praia. Aproveitamos pra atualizar as nossa planilha de gastos e calcular o quanto ainda iríamos gastar, para verificar qual a melhor alternativa para usar o dinheiro. Acabamos fazendo uma previsão dos gastos e resolvemos sacar o dinheiro.

Fizemos o check out, paguei o TAB e fomos dar uma conferida e comprar alguns presentinhos na lojinha que tem no hotel. Aproveitamos também para pegar mais meia hora de internet. Dei sorte e consegui encontrar a minha mãe online e aproveitamos pra fazer uma vídeo chamada pelo Facebook, após tantos dias sem nos falarmos.

Chegou o meio dia e mesmo sem muita fome, pois aproveitamos bem o breakfast, fizemos o nosso pedido. Comemos, esperamos mais um pouco e fomos nos trocar, colocar as calças e tênis após todos esses dias. Precisávamos estar preparados para chegar no inverno de Sydney.

Thayane tentando me vencer no ratinho.
Joguinho no celular, pra variar.

1 e pouco da tarde pegamos o taxi e seguimos para o aeroporto. No caminho pudemos conferir um pouco mais de Nadi e verificamos que próximo ao aeroporto tem um movimento um pouco maior. Mas realmente, em geral, a cidade é bem espalha, sem muitas casas e bastante área vazia com mato e plantações. Além disso deu pra ver a importância do inglês para eles, pois além de todo mundo falar, tudo nas ruas (placas, mercados e etc) é em inglês.

Fizemos o check in e compramos as últimas coisas. É um tanto quanto complicado achar souvenirs em Fiji. Em relação aos preços, são todos bem parecidos, seja no aeroporto (fora ou dentro da área de embarque), no hotel, nas ilhas e no porto. A maioria das coisas compramos em uma loja chamada Jack’s of Fiji.

O nosso voo atrasou alguns minutos. Mas já sabíamos: Fiji time! E em seguida partimos rumo a Sydney. 5 horas de voo e na chegada um por do sol irado em cima das nuvens. Na chegada tudo tranquilo na imigração, sem perguntas. Em seguida fomos para esteira pegar as malas e quase que levamos uma mala trocada por engano. A mala da Thay é um tanto quanto única, de pano e listrada em preto em branco. Assim que vi a mala puxei e estava colocando no trolley quando vimos outra igual vindo na esteira. Na realidade, não tão igual: bem mais suja e mais pesada. Essa era a nossa! Em seguida peguei a minha mala e seguimos na alfândega. Declaramos os artefatos de madeira que acabamos trazendo. Eles olharam as peças que tínhamos na sacola, deram uma olhada e disseram que estava tudo ok. Nem pediram os adesivos que tínhamos nos recibos onde constava que era madeira tratada. Além disso, nem olharam as nossas malas, apenas a sacola onde havíamos tido que estavam as coisas.

Saímos e pegamos o ônibus no aeroporto rumo a Maroubra Junction. De lá pegamos uma carona com o Silveira e a Thaís, que estavam voltando da puppy school da Kimura. Falando nela, está enorme e cada vez mais fofa e brincalhona!

Chegamos na nossa “base” (casa da Thaís e do Silveira) em torno das 8pm. Para janta pedimos umas pizzas da Dominos. O Maurício e a Sammy chegaram. Colocamos um pouco a conversa em dia. Depois aproveitamos pra dar uma atualizada nas coisas da internet, banho e cama.

Algumas dicas de Fiji:
  1. Vá pela Awesome Adventures. Praticamente todo mundo que vai pras Yasawas vai por eles. Diversas nacionalidades, estilos, opções de ilhas e pacotes. Na realidade, todo mundo que conhecemos foi por eles. Extremamente recomendável! Dá pra pegar um pacote deles pela BWT, assim como nós fizemos, mas eles também tem loja no aeroporto de Nadi e no Smugglers Cove, mas em Fiji o pagamento deve ser em FJ$. Outra opção também é pegar diretamente com eles através do site: http://www.awesomefiji.com/.
  2. Pelo que verifiquei os resorts de coconut 1 não tem uma estrutura tão boa. Os resorts de coconut 2 são bons! As estruturas são mais do que o suficiente. Se tiver um pouco mais de dinheiro, ainda tem a opção de coconut 3, que vai ser ainda melhor. Se quiser economizar um pouco, opte pelos dorms, que são mais baratos que os quartos duplos.
  3. Pelo que calculamos a opção Full Mounty pode ou não valer a pena. Calculamos todas as atividades que fizemos e tivemos uma economia de pouco mais de FJ$ 30,00 cada um. No entanto, tivemos que pagar novamente pra ir ver as mantarays. A minha dica é ver tudo o que está incluso, se você quer fazer tudo e tentar descobrir quanto é a parte.
  4. Compre um snorkelling, de preferencia com pé de pato. Acredito que sairá mais barato do que ficar alugando cada vez que for usar. E no final, você ficará com eles.
  5. Leve alguns snacks para fazer alguns lanches nas ilhas. Muitas vezes o almoço e a janta serão apenas uma porção. Além disso, os resorts não tem muita opção de coisas pra comprar pra fazer um lanche no meio da tarde caso bata a fome.
  6. Calcule mais ou menos quanto você vai gastar e leve em cash. Pagamentos em cartão de crédito podem sofrer acréscimo de até 5%.
  7. Traga repelente. Não há muito mosquito, mas caso você não passe, com certeza vai levar algumas picadas.
  8. Se você vai viajar sozinho, não se preocupe, pois com certeza fará amizades. A menos que você seja muito introvertido e tímido, com certeza vai conhecer mais pessoas.
  9. Fique o menos possível na main island, não há muito o que fazer em Nadi e acredito que as outras cidades não deve ser muito diferente. Porém, para as noites por lá uma ótima opção é o Smugglers Cove. Localizado na praia e com uma estrutura bem boa.
  10. Esqueça do mundo e aproveite toda a tranquilidade desse lugar e simpatia do pessoal local!