sábado, 28 de julho de 2012

Day # 57 - Tailândia

O dia começou cedo. Antes das 6am nós levantamos para nos arrumar e ir tomar o café antes de partir para a Ayutthaya. O lugar que achamos ontem para tomar café estava fechado, mas acabamos achando outra opção. Como ainda era cedo, alguns ladyboys ainda circulavam pelas ruas. E enquanto tomávamos café um turista extremamente bêbado queria porque queria levar um deles. Não conseguiu e acabou sentando ali no restaurante que estávamos para tomar uma cerveja.

Voltamos para o hotel e um pouco depois da hora marcada chegou a nossa van. Um pouco depois de nós entrou uma família sul coreana: pai, mãe, filho e filha. Do nada o gurizinho se virou pra trás e falou “We are from Korea!”. Falamos que éramos no Brasil, nos apresentamos e pedimos o nome deles. Da família ele era o único que falava inglês. Entrou mais um pessoal, outras gurias da Coréia do Sul, 2 canadenses e uma guria da África do Sul.

Depois de um bom tempo com a van chegamos em Ayutthaya. Essa cidade foi a segunda capital da Tailândia, depois de Sukhothai e antes de Thonburi e Bangkok. Hoje a cidade é um destino para a maioria dos turistas que vão para Bangkok, principalmente pelos seus templos.

A nossa primeira parada: Wat Phu Khao Thong. Este Chedi, fora das muralhas da cidade, foi construído para comemorar a vitória do Rei Naresuan sobre o birmanês. A base é em estilo birmanês, enquanto as partes mais altas são no estilo de Ayutthaya. Antes de entrarmos na van a família da Coréia entregou uma flor de presente pra Thay, eles compraram lá em cima no templo.

A flor que a Thay ganhou de presente.

Seguimos e ao longo do caminho a mãe coreana abriu um pacote de umas mini pancakes e ofereceu pra Thay, assim como algumas bananas. Chegamos na nossa segunda parada, o Wat Yai Chaimonngkhon. E nesse momento comprovamos que a Thay é uma celebridade asiática. Pois logo que começamos a caminhar no templo uma mulher pediu se poderia tirar foto com ela.

Thay, a celebridade asiática.

No ano de 1357 dois príncipes de Ayutthaya, Kaeo Chao Chao Thai, morreram de cólera. O Rei Ramathibodhi I (r. 1350-1369) ordenou que os corpos de ambos os príncipes fossem exumados e no local da cremação fosse estabelecido um mosteiro com um monumento sagrado (stupa) e um muro de pregação (viharn). Ele deu o mosteiro o nome de "Wat Pa Kaeo", ou o Mosteiro da Floresta de Cristal.

A terceira parada foi o Wat Mahathat. Wat Mahathat é umas das típicas ruínas de Ayutthaya: grandes estupas em ruínas rodeadas por muros baixos e linhas de Buddhas sem cabeça. Segundo a tradição, Wat Mahathat foi construído em 1384 pelo rei Rachatirat para abrigar uma relíquia do Buddha, mas é mais provável que tenha sido construído durante o reinado do Rei Boromaraja I (1370-1388). Em 1956 uma câmara secreta foi descoberta nas ruínas, entre os tesouros encontrados no interior haviam jóias de ouro, um caixão de ouro contendo uma relíquia do Buda, e talheres valiosos. O interessante desse templo é que uma árvore cresceu e envolveu uma cabeça de Buddha. E o mais interessante é que a cabeça do Buddha ficou bem certo na vertical, nem um pouco inclinada. Para o povo tailandês esse é um sinal bem importante. E na hora de tirar foto precisamos nos abaixar, pois a nossa cabeça não pode ficar acima da cabeça do Buddha.

Depois de darmos uma volta pelo templo corremos a procura de uma sombra, pois estava extremamente quente. Acabamos encontrando o guia do grupo de vans pela qual estamos fazendo a trip e ficamos conversando com ele. No final ele mostrou um sinal na árvore onde mostra até onde a água da chuva chegou em Setembro do ano passado. Quase 2 metros de altura. Praticamente tudo ficou submerso. Todo mundo teve que deixar a cidade, depois que a chuva baixou o governo teve que limpar tudo para as famílias voltarem.

Thayane derretendo.
Marca de onde chegou a água em Setembro do ano passado.

A parada seguinte foi o almoço. Típico tailandês. Arroz, omelete e algo que usei como molho para o arroz, uma espécie de ensopado com vegetais, as vezes frango. No almoço ficamos conversando com o pessoal que estava na nossa van: os 2 canadenses e a guria da África do Sul e junto a nós um indiano que mora da Inglaterra.

A primeira parada depois do almoço foi o Wat Lokayasutha. Esse local possui outro Buddha deitado enorme. Wat Lokayasutha está situado no Oeste de Ayutthaya. Não há registro histórico de seu antepassado. Os edifícios do templo estão alinhados ao longo de um eixo leste - oeste. Há três wihans alinhados em frente da estupa principal. Na parte de trás da estupa há o Buddha reclinado.

A última parada foi o Wat Phrasisanpethh. Ele foi registrado como um local histórico pelo Departamento de Belas Artes desde 5 de março de 1935. Este mosteiro era o templo mais importante de Ayutthaya e situado dentro das terras do Palácio Real. Ele serviu como modelo para o Templo do Emerald Buddha em Bangkok. No caminho, próximo a um rio, haviam alguns peixes, mussuns, sapos e caramujos em alguns baldes. A idéia é comprar uma concha de alguma dessas opções para dar a liberdade e jogar no rio. Isso significa boa sorte. O mesm havíamos visto no templo do Stand Buddha, onde haviam alguns passarinhos presos na gaiola.

Começamos o nosso caminho de volta para Bangkok, mas antes paramos para a van ser abastecida. Aproveitei para ir no banheiro e fiquei um pouco surpreso. Não havia um vaso sanitário. No lugar do vaso havia algo similar, mas bem baixo, com cerca de 10 centímetros de altura. Praticamente um buraco no chão. Não havia descarga, apenas um reservatório de água com um mini balde para pegar a água e jogar no buraco. Mas a pior parte, não havia papel higiênico. Tudo bem para quem vai fazer o “número 1” (vou descrever dessa maneira para não ficar rude). Mas a minha dúvida é, e para o “número 2”, como será que eles fazem? Portanto, caso você precise fazer a segunda opção, lembre de levar o seu próprio papel.

Chegamos no hotel era mais de 4pm. Ficamos aproveitando um pouco do ar condicionado. Mais tarde saímos para jantar e dar mais uma volta na Khao San Road. Decidimos que a janta de hoje ia ser em uma das carrocinhas da rua. Pad thai por THB 30,00. E pra ser sincero, o melhor até agora. E pensando seriamente na questão de limpeza, pelo menos ali conseguimos observar exatamente onde e como é feito. Do pad thai direto pra carrocinha do lado pra pegar a sobremesa da Thay: banana pancake com nutella.

Na Khao San Road aproveitamos para ter uma noção dos preços das coisas, pois amanhã iremos no Chatuchak, ou conhecido como Weekend Market. Aproveitei para me deliciar com alguns insetos, sapinhos e larvas. BTH 20,00 por um saquinho com um pouco de cada de uns 5 tipos diferentes. O gosto? Não existe muito gosto. Na realidade eles são bem crocantes e secos e o gosto é da pimenta e do molho, que parece shoyo, que a mulher colocou no saquinho. Comi primeiro um de cada para experimentar e depois acabei comento quase todos os outros.

Vai um churrasquinho de lula?

Tudo se adapta.
Identidade, carteira de estudante, entre diversos outros documentos.
Vários opções.

Depois dessa volta, hora de ir pra cama e descançar um pouco as pernas, depois de ter subido não sei quantas escadas durantes as visitas dos templos de hoje.

103 Dias na Telinha...