quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Day # 68 - Laos

De manhã ainda fazia o barulho da chuva, que não dava trégua. Aos poucos levantamos, nos arrumamos e fomos para o breakfast. O breakfast é com suco de laranja, café, chá e frutas a vontade, assim como meio baguete com geléia e manteiga. Além disso, 5 opções entre omeletes, diferentes ovos e os cereais com leite que a Thay optou e o baguete inteiro, que eu optei.

Depois do café continuamos usando a internet e depois fomos comprar o nosso ônibus rumo a Vientiane para amanhã. No hotel eles vendem também por 60.000 Kip. Achamos um lugar, que apesar de não serem muito simpáticos, vendem por 40.000 Kip. Havia a opção do mini bus as 9am ou o ônibus as 10am. Ambas as fotos pareciam ônibus novos, conforme o cara me garantiu. No entanto, a essa altura do campeonato fica um pouco complicado confiar nas fotos e no que é dito. Acabamos optando pelo ônibus, que na pior das hipóteses é maior e deve ir mais devagar que o mini bus. Nessa hora, segurança é mais importante do que poupar tempo.

Voltamos para o hotel e fomos planejar o nosso dia. No livro do hotel há algumas opções que pareceram interessantes. Duas cavernas, uma chamada de Tham Sang, mais conhecida como Elephant Cave, pela formação similar a um elefante em estalactite. A outra, Tham Chang, parecia ser interessante, por ser próxima e ter uma caminho legal e um rio onde podemos nadar. A terceira opção, e mais atraente, é a Tham Phu Kham, onde tem a Blue Lagoon. Seriam ótimas opções, sem contar com a chuva, que não dava uma trégua. Além disso, a Blue Lagoon fica a 7km de distância. Uma opção interessante é ir de bicicleta, pois verifiquei na internet que o caminho é mais legal que a própria Blue Lagoon. No entanto, nessa época de chuva não se torna tão interessante. Verifiquei o valor do tuk tuk e era 150.000 Kip, mais caro do que o ônibus que pagamos para ir para Vientiane. Descartamos essa possibilidade. Pensamos nas outras duas, mas também achamos que não valeria tanto a pena no dia de hoje.

No final, a Thay acabou dormindo e eu fiquei na internet. Acho que era o que precisávamos, ficar quietos um pouco, após todos esses dias de viagem. Ainda mais com a chuva que estava rolando. Um convite a ficar sem fazer nada.

Era quase 3pm quando a Thay acordou e fomos almoçar. Ficamos pelo restaurante do hotel e pegamos uma massa com molho de abóbora e camarão para cada um. Se comparar aos 10.000 Kip que eu pagava pelo prato em Luang Prabang, um tanto quanto caro pagar 35.000 Kip pela massa. No entanto, ainda assim barato.

Depois do almoço decidimos conferir os bares na beira do rio. Afinal, é por isso que Vang Vieng é famosa. Fomos caminhando em direção ao rio, mas descobrimos que por ali não tem nada. Que o local é alguns quilometros pra cima. Passamos por uma agência de tubing e verificamos se poderíamos pegar apenas o tuk tuk, sem pegar as bóias. A bóia custa 55.000 Kip e o tuk tuk de ida 10.000 Kip por pessoa.

Proteção contra a água.
Local para contratar o tubing.

Chegamos lá e verificamos alguns bares ao longo do rio. Um barco, puxado com um cabo aéreo era o transporte até o outro lado. Atravessamos e ficamos ali no primeiro bar, que estava um tanto quanto vazio. Na realidade, tudo estava meio vazio. Apenas o bar seguinte estava movimentado, comparado aos outros. Alguns, nenhuma pessoa. Em relação ao rio, extremamente marrom e com a correnteza um tanto quanto forte. A vista, que era o principal motivo de irmos lá, totalmente incoberta pelas nuvens. Enfim, tomamos uma cerveja cada um e encontramos outro casal, da Inglaterra, que ficamos conversando e trocando informações sobre as viagens. De maneira geral, ao longo de toda trip a gente vem encontrando muitas pessoas que estão fazendo basicamente a mesma coisa que nós, algumas coisas ou a ordem dos países é diferente.

Acabamos a nossa cerveja e pegamos o barco de volta ao outro lado do rio. Como havia só a gente, o cara do tuk tuk queria 50.000 Kip ou então precisávamos aguardar mais pessoas. Ficamos por um tempo ali, mas nem sinal de mais pessoas. Fechamos então a volta por 40.000 Kip pelo tuk tuk. Em relação ao tubing, duvido da segurança, principalmente nessa época do ano. Em relação a festa, não vimos nada de especial. De repente para alguém solteiro, que venha em outra época do ano, pode ser uma opção mais interessante. Mas sinceramente não sei se vale a pena toda a mão para chegar aqui. Pelo que eu verifiquei essa é uma opção interessante para uma parada para quem vai de Luang Prabang para Vientiane ou Bangkok. Ou então para aqueles que querem se intupir de drogas, pois apesar de não termos visto nada, é legal o consumo de congumelos, ópio, entre outras drogas consideradas ilícitas na maioria dos países.

Por aqui, nos hotéis e restaurantes, ou é Friends ou South Park.

Voltamos para o nosso hotel, tomamos banho e fomos jantar. Havia a opção de encararmos a chuva e procurar outra opção de restaurante, ou então gastar um pouco a mais e ficar pelo restaurante do hotel. Ficamos com a segunda opção. Enquanto a Thay optou pelo mesmo prato de ontem, eu fui de pizza. Sinceramente, uma das melhores que comi desde que viemos para Austrália.
Todo dia tem cocktail free.

Depois da janta voltamos pro quarto e era pouco mais de 9pm já estávamos na cama. De certa maneira, um dia proveitoso para darmos uma parada e descansar em meio a toda essa correria que está sendo os últimos 2 meses.

103 Dias na Telinha...