sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Day # 77 - Vietnam

Acordamos hoje, demos uma ajeitada nas coisas e seguimos para o breakfast. Hoje nem parecia o mesmo de ontem, com muitas variedades de café típico do Vietnam, além de baguetes novos, geléias e manteiga, além dos famosos ovos e também alguns salgados e dôces.

Tomamos café e voltamos para o hotel, esperar até as 11pm, quando faríamos o check out e chegaria o carro para nos levar até Hoi An. O valor para ir e voltar é VND 670.000,00 o carro. Achamos melhor não nos arrepender e decidimos passar o dia em Hoi An, para dar uma conferida nessa cidade que todo mundo indica ir. Afinal, fica a pouco mais de 30km de Da Nang.

Ficamos usando a internet e depois seguimos para o check out. A dona do hotel estava por lá e foi bem simpática com a gente, assim como o staff do hotel em geral durante a nossa estadia. Aproveitou e deu uma ligada pra empresa do carro que ia levar a gente e conseguiu que eles nos deixassem de volta na estação de trêm e não no hotel, apesar de ser mais longe.

Partimos rumo a Hoi An. O caminho é bem tranquilo e a estrada é bem boa. O motorista é bem cauteloso e vai bem tranquilo. Rapidinho, cerca de meia hora, já estávamos em Hoi An. O motorista nos deixou na frente da agência, que é a mesma do restaurante LY’s. Deixamos as nossas malas por lá e a moça nos entregou um mapa da cidade.

Hoi An é conhecida como a Ancient Town, outro patrimônio tombado pela UNESCO. Começamos a caminhar e logo vimos diversas lojas que fazem ternos, camisas, saias e vestidos sob medida. Depende de como for, na maioria das vezes é feito de um dia para o outro. A Thay aproveitou e deu uma olhada nos vestidos e achou um pra levar. Como era meio dia ainda, a moça disse que poderia deixar pronto para as 4pm de hoje ainda. O melhor ainda foi o valor: apenas 25 dólares. Em relação aos ternos, variam de 50 a 120 dólares e também costumam ficar prontos de um dia para o outro. E caso você não encontre um modelo de terno ou vestido que lhe agrade nas lojas, tem como levar uma imagem ou mostrar na internet que eles fazem igual.

Seguimos caminhando e logo chegamos na Old Town. Realmente a cidade é bem bonita. Nessa hora entendemos o porque todo mundo falava que esse era um lugar que deveríamos ir, mas quando perguntávamos nos falavam que não tinha nenhum lugar em especial para ir, mas que a cidade em si era a tração. Essa parte da cidade é bem pequena, na beira do rio, com ruelas formadas por construções antigas, em tons de amarelo. Em diversos lugares, flores rosas atravessam as faixadas dando um colorido único pras ruas. Em geral a cidade é toda voltada para os turistas, todas as construções são pequenas lojas com souvenirs, ternos e vestidos, quadros, restaurantes e cafés. Uma cidadezinha bem aconchegante, fora o calor já comentado que faz aqui no Vietnam.

Demos uma volta pela cidade e paramos em um restaurante. No menu eu vi uma opção de camarão com mushroom, pedi pra garçonete se vinha com arroz e ela me respondeu “Yes”. A Thay ia de fried noodle mas gostou da idéia e pediu a mesma coisa. Na hora que chegou os pratos, aquela surpresa dos últimos dias: não vinha arroz nenhum com o prato. Tudo bem, comemos como estava mesmo. Em relação ao valor, não é mais caro que as outras cidades, mesmo sendo totalmente turístico. Com uma cerveja e uma 7Up deu VND 220.000,00.

Continuamos dando uma volta pela cidade e vimos um templo. Para entrar tinha um passe com mais 4 atrações por VND 90.000,00. Achamos melhor passar a atração e ficar apenas andando pelas vielas da cidade. No entanto, um pouco depois precisamos parar em um restaurante para tomar uns sucos e aliviar o calor, além de usar a WiFi. Até porque precisávamos matar um tempo, pois era 2pm e tinhamos combinado a volta apenas para as 6pm. Como o motorista falou na vinda, 2 horas é o suficiente pra conhecer a cidade. Eu deixo a dica de ir para Da Nang, ficar curtindo uma praia e ir passar um dia em Hoi An. A maioria das pessoas dorme uma ou duas noites em Hoi An, de repente é interessante pois dizem que a cidade é bem bonita a noite. Mas realmente não tem muito o que fazer.

Depois do restaurante saímos, mais umas voltinhas e fomos pegar o vestido da Thay as 4pm, conforme combinado. De lá, mais voltas. Vimos os dois casais da Alemanha que foram com a gente para Halong Bay. Já não tinha mais ruas que não tínhamos passado. Decidimos então tomar mais uns sucos e matar tempo em outro restaurante até chegar as 6pm.

Que tal um capacete da Nike?
Resultado do dia.

Voltamos para agência e logo chegou o motorista. No caminho de volta me dei conta da quantidade de resorts que estão sendo construidos na beira da praia entre Hoi An e Da Nang. Há muitos resorts, de muito luxo. Logo logo essa cidade será um polo turístico para pessoas que querem muito conforto.

Chegamos na rodoviária por volta das 6:30pm. Fui catar um lugar pra jantarmos e ficamos pelo restaurante que tem dentro da estação de trem. Entramos no clima do Vietnam e pela primeira vez comemos em um restaurante com as mesinhas baixinhas, próximas ao chão. Um pouco desconfortável, pois as cadeiras e as mesas parecem de crianças. Mas dá pra se virar comendo. Novamente a comunicação nossa foi falha, para tomar eu pedi uma Coca e a Thay pediu se uma opção do menu era suco de maracujá e limão, ou se era algo com alcool. Como a moça não falava nada de inglês, na dúvida pedimos duas Cocas. No final não veio nenhuma Coca e veio dois sucos, que era realmente suco e não tinha alcool. Até que foi bom, assim não tomei a Coca e o suco estava bem bom. A Thay que não gostou muito da fried noodle, até porque não estava com muita fome. Novamente a minha missão de comer o meu e mais uma boa parte do prato da Thay.

Estação.
Thay brincando de casinha.

Ficamos por ali mais um pouco usando a WiFi e matando as horas que ainda faltavam para o nosso trem. Era 8pm quando decidimos entrar na estação, que não tinha WiFi mas estava mais fresca.

O trem atrasou um pouco e era umas 10:15pm quando entramos. Na nossa cabine já tinha um casal, um senhor e uma senhora asiáticos, provavelmente do Vietnam. Ajeitamos rapidamente as nossas malas e mochilas e deitamos para seguir viagem.

103 Dias na Telinha...