sábado, 28 de julho de 2012

O Golpe do TUK TUK

Prentem bastante atenção no que vou escrever agora!

Sabe aqueles filmes de suspense onde no final eles descobrem tudo e repassam diversas cenas ao longo do filme com os detalhes que passam despercebidos, mas que vão revelando todo o mistério que envolve o filme? Vamos fazer isso com o Dia 56.

Na realidade vamos primeiro ao Dia 57, mais precisamente na hora do almoço.

Enquanto estávamos almoçando com o pessoal, pedi se eles estavam sabendo que ontem era um dia especial em que o governo estabeleceu o preço do tuk tuk e do taxi por apenas THB 20,00 e THB 30,00 por uma trip de 3 horas. Assim que falei isso veio uma revelação que pegou a gente de surpresa. O indiano que mora na Inglaterra nos falou que ele também pegou um tuk tuk onde falaram que era um dia especial, com preço bem em conta e levaram ele nos mesmos templos: Lucky Buddha, Black Buddha e etc. E no meio das paradas nos templos eles faziam as paradas nas lojas de terno, entre outros lugares, apenas pra pegar o voucher da gasolina. O grande detalhe é que o dia que ele pegou foi 2 dias antes da gente.

Até aí tudo bem! Fizemos um tour em alguns templos e gastamos apenas THB 20,00 com o tuk tuk. Na realidade até indico para quem tem tempo, quer dar uma volta e gastar pouco.

No entanto, depois começamos a nos ligar nos detalhes. A primeira coisa foi no hotel, onde tem um alerta avisando que estranhos podem parar a gente, oferecer tuk tuk de graça, que venderão pacotes de viagem por preços absurdos, que muitas vezes não existem. Quando a Thay leu isso, a única coisa que me lembrei foi “free tuk tuk”, que não nos ofereceram. Mas o que são THB 20,00 por 3 horas? Praticamente de graça! Mas ainda assim, o senhor que parou a gente na rua parou um tuk tuk “do governo” do nada. Aleatóriamente, que estava passando na rua naquele momento.

Enfim, a pior parte! Pedi pra galera quanto eles pagaram pela day trip em Ayutthaya e aí sim a nossa grande surpresa: entre THB 600,00 a THB 750,00 cada! NÓS PAGAMOS THB 1.200,00 CADA UM! O nosso tuk tuk de THB 20,00 saiu 20 dólares mais caro pra cada um de nós nessa day trip pois resolvemos comprar no “Tourist Information Thailand”, que é “mais confiável” e íamos ajudar o senhor a ganhar o voucher da gasolina. Por sorte não compramos o Floating Market de 25 dólares, que vimos em outro lugar depois por apenas 10 dólares.

Mas como que aquele senhor que nos ajudou na rua parou um tuk tuk aleatóriamente? É uma verdadeira máfia! Eles estão em todos os lugares. É um grande grupo que atua incrivelmente bem, pensa em todos os detalhes e trabalha de maneira unida, em vários lugares.

Começando no senhor que nos parou. Ele disse que o Grand Palace estava fechado para cerimônia, por isso deveríamos ir nos outros templos, o que era com certeza mentira! E pediu se eu havia visto na televisão que aquele era um dia especial, com preços de tuk tuk e taxi “do governo” com preços mais baratos. E no mapa, além de circular os templo que deveríamos ir ele também escreveu o “TIT” e “THAI FACTORY”.

Seguindo para o Lucky Buddha. O rapaz que nos explicou as coisas lá dentro nos disse que a Thai Factory são lojas do governo, que explicam como os ternos de qualidade são feitos e também possuem melhor qualidade, além de serem mais confiáveis.

No Black Buddha, enquanto esperávamos um pouco, pois o templo estava “fechado” para cerimônia, havia um cara por lá esperando também. Ele puxou papo, pediu da onde nós erámos. É só falar Brasil que eles já falam futebol e Ronaldo. Uma hora ele falou que estava acontecendo uma feira de jóias, que acontece apenas 7 dias no ano e que nós deveríamos ir. Que é uma feira que acontece somente nesses 7 dias e tem jóias muito mais baratas pois não tem impostos. A parte mais engraçada, a qual não acreditei mesmo, é que ele falou que morava em New York e que compra as jóias nessa feira e depois vende pra Tiffany de lá pelo dobro do que ele pagou e depois eles revendem por muito mais. Lógico que a parada seguinte do tuk tuk foi uma joalheria. O engraçado é que o canadense que estava almoçando com a gente falou que a primeira vez que ele veio com o pai dele pra Bangkok eles pararam em uma dessas joalherias “super baratas” e o pai dele comprou uma jóia de 400 dólares para mãe dele, que valeria no mínimo 1.000, segundo a vendedora. Chegando no Canadá ele mostrou orgulhoso a jóia pra um amigo joalheiro, que falou que na verdade a jóia valia menos de 100 dólares.

E só depois entendemos porque o motorista não quis andar com a gente por mais 3 horas. Não era porque ele não entendia inglês, mas porque a gente já havia caído como um patinho em toda a história deles.

Mas não para por aí! Depois do almoço, quando estávamos indo caminhando rumo ao Grand Palace, a procura de mais um dos “tuk tuk do governo”, quando estávamos atravessando a rua outro homem pediu onde estávamos indo, falamos que era pro Grand Palace. Ele em seguida disse que aquela hora estava fechado para cerimônia. Na hora eu pensei como era engraçado, todo mundo sabe qual a hora que os templos estão abertos ou fechados. Como não demos muita trela ele seguiu seu caminho, mas claramente era mais um desses caras “gente boa” que “ajudam” as pessoas.

Mais duas quadras e encontramos o segundo cara, que nos indicou qual pier deveríamos pegar o barco para ir no templo. Engraçado que, assim como o senhor que nos “ajudou” da primeira vez, esse também puxou uma caneta do bolso e começou a escrever no nosso mapinha. Na hora também pensei que era engraçado que todo tailandês deve ter uma caneta no bolso da camisa. Mas ainda não sabemos se esse era também do complô dos tuk tuk, pois em nenhum momento disse para pegarmos tuk tuk, taxi ou ir em qualquer desses lugares de terno, agência de viagem e etc. No entanto, ele falou que o pier que o primeiro nos indicou cobrava THB 2.000,00 para fazer a travessia do barco e que esse paseio de 1 hora e pouco no outro barco era muito mais barato. Na realidade não sabemos se ele estava tentando induzir a gente a ir nesse outro pier, que deve ser mais caro, afinal nem vimos quanto era naquele primeiro pier. Mas depois de tanto complô eu fico com a idéia de que não tem pessoas realmente dispostas a ajudar os turistas de Bangkok.

Enfim, gastamos 40 dólares a mais no passeio de Ayutthaya. Esse foi o nosso prejuízo em toda essa trama. Pra gente, mais uma questão de orgulho do que de dinheiro. Espero que esse dinheiro ajude alguma família tailandesa. Afinal, tudo foi tão bom até agora na nossa viagem e esse dinheiro não vai fazer muita falta.

Mas eu só dou uma dica: não confie nos estranhos que vão “ajudar” você. Se quiser comprar passeios ou bookar hotel, barco, ônibus ou qualquer outra coisa, muito provável que o seu hotel/guesthouse/backpacker vai ter uma agência que pode lhe ajudar. E para ter certeza se o valor é realmente o correto, dê uma olhada em mais umas duas agências diferentes.

Espero que isso que aconteceu com a gente ajude a prevenir vocês e evite que aconteça com mais pessoas. E fique esperto, pois os caras são muito bons, muito bons mesmo!

Ah, mas caso você queira dar uma volta de tuk tuk por 3 horas por Bangkok e gastar apenas THB 20,00, vá em frente! Apenas não compre NADA, nem uma garrafa de água, nos lugares que eles pararem.

Bem felizes, sem nem idéia de que estávamos levando um golpe.