quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Day # 83 - Camboja

Acordamos hoje, eu em especial com muita preguiça. Aproveitamos para fazer os cálculos de quanto dinheiro ainda tínhamos e o que precisávamos comprar. Descemos era cerca de 8:30am para o breakfast. Comemos e seguimos para a rua.

Fomos no Ben Thanh Market pra Thay comprar os presentes pra família, além das coisas pra ela. Não achamos quase nada. Fomos então para outro market, que fica a uma quadra dalí. O Saigon Square. É mais ou menos parecido, mas um pouco mais organizado e ventilado. Ela achou umas blusinhas pra ela por VND 140.000,00 e deu uma conferida em mais coisas.

Seguimos então buscar o vestido. Chegamos lá e estava pronto, exatamente como a Thay queria. Ela experimentou, estava tudo ok, pagamos a outra metade e seguimos até o hotel. Já era mais de 11am. Chegamos no hotel, arrumamos as coisas e fizemos o check out. Deixamos as malas por lá e fomos almoçar. Fomos no mesmo lugar que almoçamos quando chegamos.

Comemos e em seguida a Thayane precisava cumprir a missão dela, de gastar todo o dinheiro que tínhamos do Vietnam e acabar de comprar os presentes pra família. Fomos de novo no Ben Thanh Market pois havíamos combinado de pegar um dragão em uma das banquinhas. Chegamos lá e o moço da loja estava fissurado nas havaianas da Thay. Ele pediu se podia comprar elas, porque queria dar pra namorada e não tinha como encomendar do Brasil e ali era muito caro. Ele disse que a Thay podia pegar alguma coisa da banquinha e depois chegou a oferecer pra ir comprar um chinelo novo pra Thay. Mas ela acabou não aceitando a troca.

Seguimos então para o outro market onde a Thay acabou de comprar as coisas, comprou mais umas blusinhas pra ela e ainda sobrou dinheiro pra comprarmos uma mochila nova. Em seguida corremos de volta pro hotel, pois já estávamos meio atrasados.

Chegamos no hotel e logo pegamos um taxi. O taxi até o aeroporto demora uns 20 minutos e deu VND 110.000,00 mais o ticket que é VND 10.000,00. Entramos e a primeira coisa que fizemos foi verificar o peso das malas, 18 e 17kg, abaixo dos 20kg limite. Em seguida fomos no balcão da Vietnam Airlines fazer o check in. Porém, esse voo será operado pela Cambodia Angkor Air. Fomos então até essa companhia pra fazer o check in. Em seguida trocamos os Dongs que tinham sobrados, além de mais uns Kips que eu achei. Trocamos por U$, pois íamos precisar para pagar o visto no Camboja.

Seguimos para área de embarque. Enquanto eu fiquei escrevendo pro blog a Thay chegou a tirar um bom de um cochilo. Chegou a hora de embarcar. Esse é um dos melhores aviões que viajamos até agora. O mais espaçoso com certeza. Até água foi servido. Decolamos era 3:55pm e era 4:19pm quando o piloto avisou que estávamos nos preparando para pousar. Jogo rápido!

Nos aproximávamos para o pouso, mas do avião não víamos muitas casas, apenas muita área de plantação. Até um minuto antes do avião pousar, tinha a impressão de que iríamos descer em uma fazenda. Pousamos e fomos tirar o visto na chegada. Basta preencher um formulário, entregar uma foto 4x6 e pagar o valor de U$ 20,00 por pessoa. Após isso basta esperar o visto ser colado no passaporte. Depois que pegamos o visto seguimos para imigração. Sem fila, eu fui em um guichê e a Thay foi em outro. A Thay parou na frente do balcão e o oficial estendeu a mão para pegar os formulários após o passaporte, nisso a Thay estendeu a mão dela e cumprimentou o oficial. No guichê ao lado eu só ouvia as risadas dela. Pelo menos ele foi simpático, apertou a mão dela e falou "Nice to meet you!".

A pedido da Thayane: ele estendeu a mão exatamente como nós estendemos para cumprimentar as pessoas.

Depois desse início hilário, fomos pegar as malas e trocar dinheiro, AU$ 1,00 = 3.700 Riel. Quando estávamos saindo me liguei que estava faltando a mala de mão, que eu havia esquecido lá na hora de prencher o formulário do visto. Voltei correndo pegar. Em seguida  saímos e logo avistamos a placa com o nosso nome. O Yan, que trabalha no hotel que vamos ficar, estava nos esperando. Seguimos para o tuk tuk dele, que é todo estilizado com o logo do Batman.

Começamos o nosso caminho até o hotel, que levou cerva de 30 minutos. Ao longo do caminho vimos a simplicidade da cidade. Porém, na estrada muitos resorts. Logo percebemos também que a cidade não é tão pequena como imaginávamos.

Chegamos no hotel, que é um pouco afastado do centro. No Agoda achamos muitas opções de hotel, bem avaliados e com valores bem baratos, para ficar aqui em Siem Reap. Optamos pelo Niche Hotel. O pessoal que trabalha no hotel é super simpático. O nosso quarto é super bom, bem espaçoso com duas janelonas, ar condicionado e frigobar. E apesar do hotel não ser no centro, tem tuk tuk free até meia noite que leva e trás de volta.

Chegamos no quarto largamos as nossas coisas e descobri quase 150 dólares em dinheiro do Vietnam, que eu tinha guardado e não lembrei de pegar de novo pra usar. Infelizmente vou perder na coversão, mas pelo menos é uma grana que não contávamos. Descemos pois já era 6pm e estávamos com fome. Aproveitamos para bookar o nosso passeio de amanhã. Tem tuk tuk por U$ 15,00 o dia para levar a gente nos templos. Já bookamos e o Yan é quem vai levar a gente.

Foi o Yan também que nos levou até o centro, que fica a uns 10 minutos de tuk tuk do hotel. Chegamos no centro e já estava escurecendo. O centro é bem bacana, com diversos becos com muitas opções de restaurantes e lugares para fazer massagem. Além disso, se praticamente toda cidade que visitamos tem Night Market, essa daqui tem vários!

Night Market, Night Market, Night Market...

Demos uma volta para dar uma olhada como é o centro e depois fomos atrás de um lugar para comer. A Thay queria comer um peixe, e achamos um restaurante que tinha peixe grelhado. Ela fez esse pedido, que custa U$ 2,50 e eu fui de carbonara, que é U$ 3,50. Alguns minutos depois nos avisaram que não tinha o peixe dela, que era de 100 gramas, apenas maior que era U$ 6,00. Ela pediu então lagosta: 100 gramas = U$ 2,50. Mas também não tinha. Desistiu e pediu uma carbonara. Realmente não fizemos uma boa escolha de restaurante, pois a carbonara também estava complicado de comer. Não que estava ruim, mas não estava bom. O molho, que deveria ser cremoso, era extremamente aguado. Acabei comendo o meu e quase todo o prato da Thay.

Enfim, saímos do restaurante e fomos pegar uma banana pancake com nutella. Pegamos uma pra cada um, pois a Thayane gulosa disse que estava com muita fome e não ia me dar nem um pedaço.

No Camboja a banana pancake é enrolada!

Seguimos dando umas volta pelo centro e pelos diversos Night Markets. Já aproveitamos para dar uma pesquisada de preço e comprar algumas coisas. O engraçado é que aqui não é “Miss” como no Vietnam. Aqui é “Lady” e “Madam”. É “Lady, buy somethiiiing!” toda hora. O “No, thanks” já sai automático da boca.

Verificamos que tem camisetas por U$ 2,00, assim como lenços. Esculturas de madeira bem baratas também e uns quadros bem bonitos dos templos, de uns 50cm x 150cm, por apenas U$ 15,00. Ah, aqui é tudo em U$. Não apenas o valor, mas o pagamento também. Seja em restaurante, loja, hotel ou mercado. Não precisa ter Riel, pode pagar tudo em U$.

Aproveitamos também para ir no Dr. Fish. São aqueles lugares onde coloca o pé dentro de um aquário e os peixes ficam mordendo os pés. Achamos um lugar por U$ 1,00 com tempo ilimitado. No início foi muito difícil deixar o pé dentro da água, mas aos poucos fui me acostumando e logo estava com os 2 pés inteiros na água e vários peixes ao redor. Mas confesso que dá muita vontade de rir e a sensação de início não é das melhores. A Thay não conseguiu se acostumar e ficou quase todo o tempo com os pés fora da água. No finalzinho ela deixava apenas os calcanhares.

As 9pm fomos para o mesmo lugar onde o Yan tinha nos largado, conforme havíamos combinado, pra pegar o tuk tuk de volta. Chegamos no hotel, tomamos um banho e eu capotei na cama, enquanto a Thay ficou usando o computador.

103 Dias na Telinha...