sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Day # 84 - Camboja

Acordamos cedo e descemos para o breakfast. Nesse hotel também precisamos escolher uma das opções oferecidas, no velho estilo com ovos, bacon, salsichas, ou opções tipicamente do Camboja. Pedimos apenas os pães com manteiga e geléia, além do suco e café. Foi pouco pra nós, pelo que estamos acostumados a comer normalmente pela manhã.

Era 8:30am quando encontramos o Yan para irmos visitar os templos. Um pouco depois que saímos do hotel um dos pneus do tuk tuk furou. Paramos rapidamente, trocaram o pneu e seguimos. No meio da estrada tem o local para comprar os ingressos pros templos. 1 dia é U$ 20,00 e 3 dias é U$ 40,00. Compramos a segunda opção, pois amanhã faremos mais algumas visitas.

Primeira parada do dia pra arrumar o pneu do tuk tuk.
Onde compra os ingressos.

Alguns minutos depois e chegamos no Angkor Wat. Esse é o mais famoso dos templos, além de ser o maior. Foi construído pelo King Suriyavarman II no século XII para ser o state temple e a sua cidade capital. Como é o templo melhor preservado, Angkor Wat é o único que se mantem como um siginificante centro religioso deste a sua fundação Hindu, dedicado a Vishnu, o Budista. Esse templo se tornou um símbolo do país, estando presente até mesmo na bandeira nacional. Além disso, é a atração turística mais famosa do Camboja.

Patrimônio da UNESCO.

Realmente o templo é muito grande, cercado por um grande lago. Atravessamos o lago e passamos pelas enormes muralhas. Seguimos pelo enorme caminho até chegar no templo propriamente dito. Estava muito quente. Não estávamos mais suando, estávamos derretendo. Lá dentro encontramos um dos casal de ingleses que conhecemos no passeio de barco em Nha Trang, no Vietnam.

Na frente do Angkor Wat.
Caminho até o templo.

A volta toda pelo templo durou mais de uma hora e para subir na parte mais alta, tem que estar propriamente vestido. A Thay não pode subir pois estava de shorts e regata. Também é muito interessante ver a mistura do Hinduísmo e do Budismo que foi tomando o templo ao longo dos anos. Tanto na arquitetura, quanto nas estátuas.

Pra Thay que anda com essas roupas despudoradas, fotos apenas lá de baixo.

Enquanto eu subi, a Thay aproveitava ficou de castigo lá em baixo.

Um tanto quanto íngrime.
Enquanto espera, a Thay responde uma pesquisa.

A verdade sobre o lago.

A parada seguinte foi Angkor Thom, que fica a alguns minutos de tuk tuk de Angkor Wat.  Angkor Thom foi a última e mais duradoura capital do império Khmer. Foi fundada no final do século XII pelo King Jayavarman VII. A cidade cobre uma área de 9 km². Uma inscrição encontrada na cidade se refere ao Jayavarman como o noivo e a cidade como sua noiva.

A entrada da cidade já dá um sinal do que nos aguarda. É um caminho, com estátuas do que parecem guerreiros, até passar pelo portão sul. Em seguida chegamos na primeira e principal atração de Angkor Thom, o Bayon. Esse templo foi construído no final do século XII e início do século XIII como o state temple do Mahayana Buddhist, King Jayavarman VII. A característica mais marcante de Bayon são os diversos, serenos e massivos, rostos esculpidos nas diversas torres.

South Gate.

The Bayon.

Em Angkhor Thom passamos no Baphuon, um templo construído na metade do século XI como um state tempe do Udayadityavarman II dedicado o Deusa Hindu Shiva. Em seguida fomos no Phimeanakas e Terrace of the Leper King.

Mapa pra se achar.

Quando acabamos de visitar aproveitamos para almoçar em um dos restaurantes que tem por lá. Fomos em um onde uma amiga do Yan trabalha. Pegamos uma fried noodle cada um. O valor é um tanto quanto caro, comparado com os restaurantes da cidade. 5 dólares pela massa.

Curte a cozinha lá atrás.

Saímos pelo East Gate e em seguida visitamos um pequeno templo próximo ao Victory Gate.

Victory Gate.

A parada seguinte foi Ta Keo. Esse é possivelmente o primeiro templo a ser construído inteiramente de arenito pelos Khmers. Ta Keo foi o state temple de Jayavarman V, filho de Rajendravarma.

Seguindo na visita dos templos, pelo Small Tour, paramos em Ta Prohm. Esse templo era originalmente conhecido como Rajavihara. Ao contrário da maioria dos templos, o Ta Prohm foi mantido em condições muito similares das quais foi encontrado. As enormes árvores nascendo por entre as ruínas, os matos invadindo o templo e suas diversas pedras caídas fizeram com que esse templo, criado em 1186 pelo King Jayavarman VII, se torna-se um dos mais procurados pelos turistas.

A última visita do dia foi Banteay Kdei. Esse é um templo budista construído em meados do século XII e início do século XIII, durante o reinado de Jayavarman VII. Tem o estilo arquitetônico de Bayon, similar ao plano de Ta Prohm e Khan Preah, mas menos complexo e mais pequeno.

Era aproximadamente 2pm quando acabamos o trajeto do dia, conhecido como Small Tour, e seguimos para o hotel. Antes decidimos fazer uma parada no mercado pra comprar umas balas, pra dar pras crianças que encontrarmos nos templos amanhã vendendo balas. Pois nos templos de hoje haviam muitas crianças tentando vender souvenirs, entre outras coisas. Como não compramos nada de crianças, para não incentivar os pais a colocarem elas a vender, achamos melhor pegar umas balas pra dar pras que encontrarmos amanhã.

Chegamos no hotel e ficamos aproveitando o ar condicionado. Essa hora ficamos pensando que talvez teria sido melhor termos pego uma das opções de hotel com piscina. Pelo menos teríamos a piscina, além do ar condicionado do quarto, pra nos refrescarmos do calor que faz por aqui.

Era por volta das 6pm, quando fomos pro centro. Jantamos em um restaurante italiano, um lugar chamado World Lounge. Eu pedi uma massa com molho de frango e a Thay um peixe frito com batata frita. A comida não era ótima, mas era boa. Os valores dos pratos, assim como na maioria dos restaurantes varia de U$ 3,00 a U$ 5,00.

RedBull.

Em seguida continuamos dando mais algumas voltas pelos incontáveis Night Markets que tem no centro. E para finalizar pegamos 15 minutos de massagem no pé. Após um dia de caminhada como o de hoje era tudo o que precisávamos. Os valores da massagem são bem parecidos em todos os lugares: 15 minutos por 1 dólar, 30 minutos por 2 e 1 hora por 3 dólares. Nós optamos pelo mesmo lugar onde fizemos a fish massage ontem. Um lugar com diversos lugares pra sentar, uma televisão e um telão.

Chegou a hora de pegarmos o tuk tuk, voltamos ao lugar marcado e voltamos pro hotel.

103 Dias na Telinha...