quarta-feira, 18 de junho de 2014

Day # 1 - Londres

Começa mais uma aventura por esse mundão! Infelizmente nessa viagem perderei a minha fiel escudeira e vou me aventurar sozinho pelo Velho Continente. Vai ser uma novidade muito interessante, de poder conhecer pela primeira vez uma cidade que tenho a impressão de conhecer há anos, por ser um dos principais destinos o qual eu trabalho e envio intercambistas. Falando em trabalho, essa viagem terá um cunho diferente, pois não será um momento de folga, e o objetivo será justamente colocar a mão na massa. Nos próximos dias vocês vão acompanhar a minha visita a Terra da Rainha, uma cidade muito vibrante, cosmopolita, que envolve o antigo com o moderno, o clássico com o alternativo, a arte com o urbano. Sigam-me para explorar Londres por 10 dias!

Porém, a aventura começa com nós dois! Logo as 7am, quando seguimos nosso caminho rumo a Porto Alegre. O sogro e a sogra nos deram uma carona até o Aeroporto de Porto Alegre, onde iremos assistir o jogo da Copa do Mundo entre Austrália e Holanda. No caminho, a parada obrigatória na Casa das Cucas, onde já sentimos uma parte da movimentação do jogo que vai rolar logo mais, pois a metade das pessoas que estavam por lá iam para o jogo também.

Chegamos no Aeroporto Salgado Filho em total clima de Copa do Mundo, pois estava tomado por estrangeiros, em sua maioria Australianos e Holandeses.  Deixei as minhas malas nos armários, com valor diário de R$ 15,00, e em seguida nos direcionamos para a parada do ônibus com ônibus direto para o Estádio Beira Rio. Nos dias dos jogos estão operando 3 linhas diretas, saindo do Centro, PUC e Aeroporto. A tarifa é a mesma que o passe normal: R$ 2,95.

Partiu Beira Rio!

Levamos 1 hora e meia entre o aeroporto e as imediações do estádio, um pouco de tranqueira próximo ao centro de Porto Alegre e próximo ao Beira Rio. Descemos e seguimos a parte que deve ser caminhando, era 11:50am. Australianos e Holandeses, de todos os tamanhos, formas e estilos. Pintados, vestidos, fantasiados, cabeleira, óculos e tudo mais que uma Copa do Mundo tem direito. Mas também muitos brasileiros e outras nacionalidades. Gaúchos, gremistas e colorados, grená e juventudistas, caminhando lado a lado, festejando juntos, de forma pacífica e alegre.

Enquanto caminhávamos até as proximidades do estádio aproveitei para soltar o grito “Ozzy, Ozzy, Ozzy!”, e a resposta veio em coro, imediata, em alto e bom som: “Oi, Oi, Oi!”. Era a torcida australiana marcando sua presença! Outro fator engraçado era a cara dos gringos, de felicidade ao poderem comprar uma cerveja e caminhar na rua, bebendo, no estádio, sem restrições, tudo liberado! Algo não comum em seus países, que possuem leis mais rigorosas e não permitem bebida alcoólica em lugares públicos.

Na hora de passar pela revista, um pouco de confusão, pois haviam diversas filas, que se cruzavam, se misturavam e ninguém sabia se estava no lugar exato. Um pouco falho, na nossa opinião, as marcações e informações de onde ir. Depois de trocarmos 3 vezes de fila, finalmente entendemos como proceder e achamos uma opção menor e mais rápida.

Seguimos ao nosso portão, seção, fila e assentos. Realmente, em nenhum momento pediram qualquer tipo de identificação. Qualquer outra pessoa poderia ter ido ao jogo com os nossos ingressos.

Sou suspeito pra falar, mas o estádio está lindo, a estrutura do Beira Rio e tudo mais está impecável. Melhor ainda chegar e ver aquilo lotado. Predominando as cores amarela e laranja.

Poucos minutos passaram, os times entraram, os hinos foram cantados e antes da partida iniciar um canto familiar aos ouvidos: “Vamo, vamo, vamo Inter!”, cantado também pelos gringos presentes no estádio.

Foi dada a partida. E que partida! O que todos imaginavam que ia acontecer, não aconteceu. Surpreendentemente ao contrário. Com o apoio da torcida: “olê, olê, olê, olê olê... ozzye, ozzyee”, a Austrália buscou o jogo, foi pra cima, ensaiava jogadas, dava trabalho ao time holandês. Que replicava com a sua torcida: “Holland! Holland! Holland!”.

No entanto, um pequeno erro, bobeira da defesa e a estrela de Robben não falha. Gol da Holanda! Cerca de um minuto depois e a estrela que brilhou foi do craque australiano, Tim Cahill, que bucha! Empate pra Austrália.

Intervalo, volta o segundo tempo, saída de bola pra Austrália. Jogada agressiva e Gol! Opa, peraí, que o juiz deu falta de ataque e o gol não valeu. Mas não é pra ter calma, poucos minutos depois e pênalti pra Austrália. É a virada!

Jogo emocionante é assim, não para. 5 minutos depois, outra estrela brilha em campo, Van Persie não perdoa e balança a rede! O jogo segue equilibrado, ousadia australiana, que ousa criar mais que a Holanda e arrisca mais, ataca mais. Mas jogo de Copa do Mundo não dá direito a bobeira, e a Holanda não perdoa, vira novamente o jogo e emplaca o terceiro gol.

Infelizmente tivemos que sair um pouco antes, aos 35 minutos do segundo tempo, apesar de emocionante, deixamos a partida. Nos adiantamos, pois não posso perder o voo. Voltamos o caminho a pé e logo encontramos uma enorme fila de ônibus, que levará aos 3 pontos acima citados. Eu seguiria pro Aeroporto e a Thay pro Mercado Público. Porém os ônibus só sairiam em alguns minutos, após o término da partida. Sem arriscar pegamos um taxi. O transito estava bem tranquilo, nenhum engarrafamento. Ouvimos falar que deu protesto no centro de Porto Alegre, mas eram apenas algumas pessoas, que logo já foi resolvido. Depois que começaram os vandalismos, a população deixou de apoiar essas ações, que perderam suas forças, e diria que mais que isso: perdeu seu real objetivo.

#TaTendoCopa
Chegamos no Mercado Público e o momento ruim, a hora da despedida. Eu segui de Trensurb para o aeroporto e a Thay ficou com a família dela. Confesso que já estávamos acostumados a viajar juntos, viajar sozinho não vai ser tão legal. Nessa viagem perdi a minha melhor companheira de viagem.

Enfim, segui de Trensurb, na sequencia o Aeromóvel, até o aeroporto. Peguei as bagagens, fiz o check-in na Gol e fui pra Fun Fest. Nessa área voltada a torcida, com colombianos, uruguaios, holandeses, australianos, entre outros, tinha opção de pebolim e videogame, mas a atenção estava voltada pro jogo: Espanha e Chile. Que surpresa amigos! Final do primeiro tempo e o Chile emplacava 2 gols a zero na Espanha.

Fiquei conversando com um australiano de Melbourne, que me falou que veio cerca de 16 mil australianos para assistir a Copa do Mundo no Brasil. No segundo tempo fui no Restaurante Popular, comer algo antes da sequencia de voos que me aguarda. Estômago forrado, hora de embarcar. De olho no celular, acompanhando o resultado do jogo. Espanha eliminada da Copa do Mundo! Quem diria. Hora de decolar.

Uma hora e meia depois, chegada em Guarulhos. Check-in na Ethiopian Airlines. Diretamente pra área de embarque. Aeroporto muito movimentado, gente de todo o mundo, muitas etnias, muitas línguas. Algo a reclamar? Confesso que tudo estava fluindo, conforme o intenso movimento. De repente a falta de pessoas que falem inglês no aeroporto, que facilitaria muito a comunicação com a galera de fora. Demora na hora de embarcar ao passar pelo raio-x e imigração de saída? Sim, mas já tive demora igual na Austrália e Estados Unidos e nem era Copa do Mundo. Enfim, o serviço não foi espetacular, mas tudo dentro dos conformes.

Partiu! Portão número 12, voo 507 da Ethiopian Airlines. Na sequencia:
Lomé, Togo
Addis Ababa, Etiópia
Londres, Inglaterra

11:30pm e hora de começar a saga!